Carros de 2030

Postado por Tecno Info - Data: quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estima-se que, em 2030, as zonas urbanas serão a moradia de mais de 60% da população mundial, oito bilhões de pessoas. Isto não é nada bom para as cidades com infraestrutura pública que já se esforçan para atender à crescente demanda que a logística do transporte exige. A General Motors (GM) e seu parceiro estratégico, a Shanghai Automotive Industry Corp Group (SAIC) apresentam um veículo-conceito de duas rodas para atender a necessidade de transporte urbano pessoal nas cidades do futuro.

GM’s EN-V concept looks to future of urban mobility
GM’s EN-V concept looks to future of urban mobility

Pelo vídeo é possível ver que a idéia parece ser uma das melhores para resolver a falta de espaço em que as grandes e médias cidades já enfrentam hoje em dia.
EN-V ou Electric Networked-Vehicle, é basicamente um veículo com duas rodas movidas individualmente por motores elétricos que garantem uma boa autonomia com o mínimo de consumo e nenhuma poluição. Os motores não só fornecem energia para a aceleração, mas também para forçar o veículo a parar.
A carga dos motores é fornecida por baterias de íons-lítio e pode ser recarregada em uma tomada de parede convencional. O veículo é capaz de viajar pelo menos 40 km com uma única carga. Possui capacidade de transportar dois passageiros e cargas leves em um espaço que é cerca de um terço de um carro tradicional.

GPS e rota automática
O carrinho de duas rodas é uma ótima solução, mesmo. Com sistema de navegação por GPS integrado, o veículo pode definir rotas automaticamente proporcionando melhor aproveitamento do percurso, com desvios de engarrafamentos e caminhos alternativos.

Design
Segundo a GM, ele foi projetado para os dias atuais que não exigem velocidade em caminhos próximos. Ele pesa menos de 500 kg e possui cerca de 1,5 m de comprimento - em comparação, um automóvel típico de hoje pesa mais de 1.500 kg e é três vezes mais longo. Além disso, os automóveis de hoje exigem mais do que 10 metros quadrados de espaço para estacionamento e estão estacionados mais de 90 por cento do tempo. Com seu menor tamanho possui maior capacidade de manobras e em média o mesmo estacionamento pode acomodar cinco vezes mais do EN-V do que os automóveis comuns.


Interior do GM EN-V
Interior do GM EN-V
Outro modelo do mesmo projeto
Outro modelo do mesmo projeto
Texto obtido no Dieers ...

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